<i>ValSan</i> em risco
Numa nota de imprensa de 4 de Novembro, a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP alerta para a possibilidade de a empresa Valdemar dos Santos (ValSan) poder vir a encerrar, enviando cerca de 200 trabalhadores para o desemprego. Esta empresa do sector metalúrgico tem 87 anos e se encerrar deixará sem emprego (e privados de apoios sociais devido à política do Governo) vários casais, com idades em que «dificilmente reconstituirão a sua vida em termos laborais».
Em Janeiro deste ano, lembra o PCP, foi aprovado no âmbito do QREN um apoio de 25 mil euros para formação, elevando para 2 milhões e 300 mil euros o montante de investimentos do Estado naquela empresa desde 2001. A Comissão Concelhia do PCP lembra que em 2006 esta empresa ocupava a 877.ª posição entre as mil maiores empresas nacionais.
Os comunistas questionam o que terá sucedido à ValSan, que tem representações no Reino Unido e nos Estados Unidos da América e que se encontra, segundo os responsáveis, sem encomendas. A destruição do tecido produtivo continua a ser uma realidade em Vila Nova de Gaia, onde o desemprego é da ordem dos 18 por cento, denuncia a Comissão Concelhia.